Jornada Scania
Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito", você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam compartilhadas com o Google Analytics.
[ Mobilidade ] -- 26/06/2025
[ Texto: 528 Comunicação Com Propósito / Foto: Transporta Brasil ]

Biometano também é mobilidade

Scania e Viação Santa Cruz iniciam teste inédito no Brasil com ônibus a biometano em uma operação real. A tecnologia, que já é realidade no transporte de cargas, começa a transformar também a mobilidade de média e longa distância. Menos emissões, mais conforto e um futuro mais sustentável, aqui e agora
Enquanto o transporte rodoviário de cargas já avança com caminhões movidos a gás e biometano — solução que tem ganhado força em diferentes regiões do país -, o setor de mobilidade urbana e intermunicipal começa a trilhar o mesmo caminho. E a transição para esse novo modelo pode transformar de forma profunda a experiência de quem depende do transporte coletivo.
No segmento de mobilidade e transporte de passageiros, o uso do biometano representa benefícios diretos: menor emissão de poluentes, menos ruído, redução na vibração dos veículos e maior conforto nas viagens. Para as empresas operadoras, a tecnologia também traz vantagens operacionais, com custos mais baixos por quilômetro rodado, manutenção mais simples e acesso facilitado a incentivos ligados à sustentabilidade.
Um exemplo prático desse movimento vem da Viação Santa Cruz, uma das empresas mais tradicionais do transporte rodoviário em São Paulo e Minas Gerais. A Viação, que tem frota 100% Scania, está testando um ônibus rodoviário com chassi da marca, um K 340 4x2 movido a gás natural e biometano, em operação real na rota entre São Paulo e Campinas. O modelo, com carroceria Marcopolo, é o primeiro do tipo em circulação comercial no Brasil em trechos intermunicipais.
A iniciativa representa um marco para o setor, que começa a levar a descarbonização também para as rotas de média e longa distância — antes restritas aos tradicionais veículos a diesel.
“Sempre levamos em consideração a viabilidade das novas tecnologias considerando os aspectos ambientais, financeiros e técnico operacionais. A tecnologia dos motores a gás atende a estes três pilares e, com isso, nossos clientes operadores têm como ter rentabilidade e isto faz sentido para os usuários e para o meio ambiente. É por isso que consideramos que este teste com o ônibus a gás na operação da Santa Cruz será um sucesso e é mais um passo em direção à transição energética do nosso transporte”, diz Gustavo Cecchetto, gerente de Vendas de Soluções de Mobilidade da Scania Operações Comerciais Brasil, em entrevista ao Transporta Brasil.
Protagonismo na transição energética
Esse avanço é ainda mais relevante quando olhamos para o potencial que o Brasil tem em relação à produção de biometano. De acordo com um estudo da Associação Brasileira do Biogás (ABiogás), segundo informações divulgadas pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), o país pode alcançar uma produção de 8 milhões de metros cúbicos por dia até 2029, o que pode representar um crescimento de 600% desse setor.*
Além disso, o biometano já se mostra competitivo frente ao gás natural e ao diesel, e sua inserção em políticas públicas, como a Lei do Combustível do Futuro (Lei 14.993/2024), que incentiva a substituição de combustíveis fósseis por alternativas sustentáveis como o biometano, deve ampliar ainda mais sua adoção.
Essa evolução é estratégica – e necessária. No Brasil, onde o transporte rodoviário é o principal meio de deslocamento de passageiros entre cidades, adotar soluções mais limpas significa impactar milhões de pessoas todos os dias. E com o biometano, esse impacto pode acontecer com tecnologia disponível hoje, de forma escalável, viável e com ganhos ambientais reais e mensuráveis para toda a cadeia envolvida: as empresas de transporte, a sociedade e, principalmente, o nosso planeta.
Fontes:
*Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás):
https://www.abegas.org.br/arquivos/94069
Transporta Brasil:
https://www.transportabrasil.com.br/2025/06/santa-cruz-compra-20-novos-onibus-scania-e-vai-testar-veiculo-movido-a-gas/
Viatrolebus:
https://viatrolebus.com.br/2025/06/onibus-a-gas-entre-sp-e-campinas-entra-em-teste/
Compartilhe

Envie seu comentário para ser publicado

Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações relacionadas aos meus interesses e concordo com a Declaração de Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.

Leia também:

A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333