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[ Mobilidade ] -- 26/06/2025
[
Texto: 528 Comunicação Com Propósito / Foto: Transporta Brasil ]
Biometano também é mobilidade
Scania e Viação Santa Cruz iniciam teste inédito no Brasil com ônibus a biometano em uma operação real. A tecnologia, que já é realidade no transporte de cargas, começa a transformar também a mobilidade de média e longa distância. Menos emissões, mais conforto e um futuro mais sustentável, aqui e agora
Enquanto o transporte rodoviário de cargas já avança com caminhões movidos a gás e biometano —
solução que tem ganhado força em diferentes regiões do país -, o setor de mobilidade urbana e intermunicipal
começa a trilhar o mesmo caminho. E a transição para esse novo modelo pode transformar de forma profunda a
experiência de quem depende do transporte coletivo.
No segmento de mobilidade e transporte de passageiros, o uso do biometano
representa benefícios diretos: menor emissão de poluentes, menos ruído, redução na vibração dos veículos e maior
conforto nas viagens. Para as empresas operadoras, a tecnologia também traz vantagens operacionais, com custos
mais baixos por quilômetro rodado, manutenção mais simples e acesso facilitado a incentivos ligados à
sustentabilidade.
Um exemplo prático desse movimento vem da Viação Santa Cruz, uma das empresas mais tradicionais do transporte
rodoviário em São Paulo e Minas Gerais. A Viação, que tem frota 100% Scania, está
testando um ônibus rodoviário com chassi da marca, um K 340 4x2 movido a gás natural e biometano, em
operação real na rota entre São Paulo e Campinas. O modelo, com carroceria Marcopolo, é o primeiro do tipo em
circulação comercial no Brasil em trechos intermunicipais.
A iniciativa representa um marco para o setor, que começa a levar a descarbonização também para as rotas de
média e longa distância — antes restritas aos tradicionais veículos a diesel.
“Sempre levamos em consideração a viabilidade das novas tecnologias considerando os aspectos ambientais,
financeiros e técnico operacionais. A tecnologia dos motores a gás atende a estes três pilares e, com isso,
nossos clientes operadores têm como ter rentabilidade e isto faz sentido para os usuários e para o meio
ambiente. É por isso que consideramos que este teste com o ônibus a gás na operação da Santa Cruz será um
sucesso e é mais um passo em direção à transição energética do nosso transporte”, diz Gustavo Cecchetto, gerente
de Vendas de Soluções de Mobilidade da Scania Operações Comerciais Brasil, em entrevista ao Transporta Brasil.
Protagonismo na transição energética
Esse avanço é ainda mais relevante quando olhamos para o potencial que o Brasil tem em relação à produção de biometano. De
acordo com um estudo da Associação Brasileira do Biogás (ABiogás), segundo informações divulgadas pela
Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), o país pode alcançar uma produção
de 8 milhões de metros cúbicos por dia até 2029, o que pode representar um crescimento de 600% desse setor.*
Além disso, o biometano já se mostra competitivo frente ao gás natural e ao diesel, e sua inserção em
políticas públicas, como a Lei do Combustível do Futuro (Lei 14.993/2024), que incentiva a substituição de
combustíveis fósseis por alternativas sustentáveis como o biometano, deve
ampliar ainda mais sua adoção.
Essa evolução é estratégica – e necessária. No Brasil, onde o transporte rodoviário é o principal meio de
deslocamento de passageiros entre cidades, adotar soluções mais limpas significa impactar milhões de pessoas
todos os dias. E com o biometano, esse impacto pode acontecer com tecnologia disponível hoje, de forma
escalável, viável e com ganhos ambientais reais e mensuráveis para toda a cadeia envolvida: as empresas de
transporte, a sociedade e, principalmente, o nosso planeta.
Fontes:
*Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás):
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