[ HOMENAGEM – EPISÓDIO #12 ]

25 / 07 / 2022

“Para ver – e inspirar - o mundo lá fora”

[ Texto: Simone Leticia Vieira / Fotos: Arquivo pessoal / Locução: Mônica Camillo / Produção: 528 Comunicação Com Propósito ]

Neste Dia do Motorista, não só contamos uma história de uma motorista apaixonada pela Scania – que vai fazer você se apaixonar pela nossa marca também – como homenageamos, com esse episódio da Rei da Estrada, todos os profissionais que, por trás dos volantes das nossas máquinas, nos enchem de orgulho.

Os apaixonados por caminhão e por Scania vão concordar: não tem sensação melhor do que entrar em um caminhão zerinho, sentir aquele cheirinho de veículo novo, ver o painel brilhando, os estofados, por vezes, ainda embalados. A viagem parece que fica até mais tranquila, não é mesmo?

Agora imagina essa ser a sua rotina de trabalho, todas as vezes que sobe na boleia para pegar estrada? É esse o dia a dia de Mônica Aparecida Vieira Batista, motorista autônoma responsável por levar os caminhões Scania zero quilômetro da ABC Cargas, em São Bernardo do Campo, São Paulo, para as concessionárias de todo o Brasil.

E é com ela que a Rei da Estrada conversa no episódio de hoje para homenagear, neste Dia do Motorista, todos e todas que fazem a diferença na estrada e enchem a Scania de muito orgulho.

Paixão que inspira

A história de Mônica é inspiradora. Tudo começou com incentivo do marido, que também trabalhava neste mesmo setor. “Meu esposo trabalhou por cinco anos para a ABC Cargas puxando Scania. Eu era apaixonada para dirigir, mas não sabia como dirigir um caminhão. Ficava sempre admirada pelo trabalho dele. Ele me incentivou e acabei depois de tempos entrando nesse trabalho. Meu primeiro caminhão foi um Scania e para mim é uma alegria muito grande. Hoje sou muito agradecida porque entrar num caminhão enorme daquele, com todo aquele conforto, para mim é um grande privilégio. Essa é a minha paixão”, conta.

Junto com a paixão, vem também a admiração pelo conforto e os benefícios da marca, que ela percebe no dia a dia na estrada. ”Acho a tecnologia da Scania bem avançada, cada vez aparece um modelo mais lindo que o outro. Esse novo que parece uma cara de gato é apaixonante. Mas todas as carretas trazem uma novidade. O que mais me encanta é o luxo do conforto, a estabilidade do caminhão. Ele é tão lindo por fora como por dentro, a gente sente a segurança do caminhão que te dá a potência para aquilo que você precisa. Tem caminhões que você entra e pelo modelo sente que é duro, o volante é meio complicado, e a Scania tem tudo de bom, um conforto desde banco até o geral dos painéis e volante. Eu acho isso espetacular, não tem comparação para ele”, destaca Mônica.

É este conforto que ajuda na hora que os desafios aparecem. Especialmente porque estamos falando de um caminhão “novinho em folha”, saído da fábrica, que precisa chegar para o cliente intacto. “Nós conhecemos a estrada, passamos por muito buraco, muita estrada pequena, árvores que atrapalham, e você precisa defender o veículo. E a gente defende como se fosse um filho. A responsabilidade que está na sua mão é muito grande e a Scania te dá o privilégio de atravessar um buraco com estabilidade, é como se não estivesse passando em buraco nenhum e em outros carros e a gente sente o balanço. A Scania é diferente, tem tanto conforto que você não sente esses desafios da estrada”, explica.

Desafios não são obstáculos

Por falar em desafios, para ela o maior deles é justamente vencer as circunstâncias e adversidades da própria estrada. “É um ouro que a gente carrega e temos que ter muita responsabilidade porque é um carro muito procurado. Temos que ter uma certa atenção por ser muito visado, essa é a minha grande preocupação e desafio”, pontua.

Mas depois que a entrega acontece, o coração fica feliz, realizado e a lembrança dos desafios da estrada não é capaz de interromper a alegria do dever cumprido. “Todo dia a gente tem algo diferente, todo dia é marcante desde quando você entra numa Scania. Cada dia é um modelo diferente, passa a aprender mais, passa numa cidade diferente e espera ser bem recebida e isso é marcante para a gente. Mas nada paga a alegria de ter feito o trabalho, sair por essas estradas afora com um caminhão desses e levar o carro para o seu dono. Quando chego na concessionária e entrego o caminhão, isso para mim é alegria, emoção e trabalho realizado”, orgulha-se Mônica.

Isso sem falar na sua própria história de vida, um motivo e tanto para se orgulhar. Aos 53 anos, Mônica, que é mãe de seis filhos e nunca tinha trabalhado fora de casa até assumir o volante, viu a sua vida se transformar desde a sua primeira viagem como motorista profissional, há cinco anos. ”Eu amo estar dirigindo, sonhei tanto com isso. Sempre trabalhei em casa, cuidando do meu lar, nunca trabalhei fora e me propus a fazer isso enquanto meus filhos precisassem de mim. Fui empregada doméstica, balconista, mas sempre em casa. E quando meu esposo estava trabalhando, eu não tinha carta, tinha o desejo de dirigir, mas tinha medo. Até para aprender. Nunca me esqueço: minha primeira viagem foi para o Espírito Santo, nunca na vida sonhava em ir num lugar desses. Depois que a gente começa a pegar, vai dominando. Com força de vontade, vai pegando o jeito e entrando para o ramo e foi o que aconteceu comigo”, revela.

Para ver – e inspirar - o mundo lá fora

É esta força de vontade que faz com que Mônica siga pelas estradas Brasil afora, se inspirando e também sendo inspiração. Seja pela garra que a fez ser motorista, seja pelo novo significado que as estradas trouxeram para a sua vida pessoal e profissional. É com esse olhar, inclusive, que ela deixa seu recado e homenagem àqueles e àquelas que também seguem o mesmo caminho: o do coração e do transporte.

“Tenho que parabenizar os motoristas, a gente tem as alegrias e as tristezas da profissão. A gente passa por desafios nas estradas, mas nunca vai deixar de ser motorista. Que todos que têm essa profissão continuem lutando por seus objetivos, aqueles que tem conhecimento se aprimorem e os que não tem conhecimento que possam ter. Para as mulheres, saibam que é muito chique estar dentro de uma máquina dessas, é como tirar o pé do chão e colocar o pé na nuvem. Lutem sempre por seus espaços e lembre-se de que dentro de casa você não vê nada, mas quando você pega um caminhão desses, você vê o horizonte e passa a enxergar as coisas que Deus fez para você e que Ele fez um espaço enorme para a gente conhecer e conquistar.”

Esse mesmo olhar é o que a Scania deseja a você, motorista. Sabemos que para ser motorista de caminhão é preciso determinação, coragem, conhecimento. É preciso também sabedoria para não desistir no primeiro obstáculo, persistência para continuar na estrada e sensibilidade para entender o transporte e tudo de bonito que ele traz consigo. É preciso saber olhar o mundo lá fora, ainda que pelas janelas da boleia, mas na certeza de que o mundo de dentro, seja do caminhão ou do próprio coração, já foi transformado a cada viagem, em cada trecho e em toda estrada. Que você siga vendo horizontes, sendo a diferença, conquistando espaços, trabalhando com propósito pela rentabilidade e sustentabilidade das operações de transporte e, junto conosco, mostrando o valor que nós já sabemos que você tem – e que é incalculável. Feliz Dia do Motorista para você que transforma as estradas do Brasil e do mundo.

Compartilhe:

Envie seu comentário para ser publicado

Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações relacionadas aos meus interesses e concordo com a Declaração de Privacidade.

* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.

A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333