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[ Mobilidade ] -- 28/06/2024
[
Texto: 528 Comunicação Com Propósito, Assessoria de Imprensa Scania Brasil / Fotos: Scania ]
Primeiro ônibus elétrico 100% Scania é lançado no Brasil
A Scania lança no Brasil o seu primeiro ônibus 100% elétrico, o K 230E B4x2LB, com autonomia de 250 a 300 km. A empresa usará parte do novo ciclo de investimentos na preparação da fábrica para a produção no país, que começa em março de 2025
A Scania deu mais um passo em sua jornada de sustentabilidade no transporte e apresentou ao mercado brasileiro o seu
primeiro ônibus 100% elétrico, o K 230E B4x2LB. Com autonomia entre 250 a 300 km e tração 4x2, este modelo urbano
oferece opções de quatro ou cinco pacotes de baterias. As vendas começam na Lat.Bus 2024, evento que acontecerá de 6
a 8 de agosto no Expo Imigrantes, em São Paulo.
Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil, comemora: "É com muito orgulho que
lançamos nosso primeiro ônibus elétrico 100% Scania no Brasil. Nas vésperas de comemorar nossos 67 anos de Brasil,
iniciamos mais uma jornada de transformação. A Scania não será mais a mesma.”
A produção do modelo elétrico começa em março de 2025, trazendo uma transformação significativa para a fábrica da
Scania. Para abarcar a tecnologia, a empresa deu início a um novo ciclo de investimentos na ordem de R$ 2 bilhões.
Os recursos estão programados para o período de 2025 | 2028 e vão se somar ao ciclo de R$ 1,4 bilhão desembolsado em
projetos realizados entre 2021 e 2024, dando continuidade a projetos que reforçam tecnologias para a descarbonização
do ecossistema de transportes.
“Graças à nossa estratégia de Sistema de Produção Global e ainda o exclusivo Sistema Modular Scania conseguimos
incorporar novas tecnologias às plataformas de produto recém introduzidas, como agora estamos fazendo com a
plataforma para Chassis para Ônibus Elétricos”, pontua o presidente e CEO da Operação Industrial da Scania,
Christopher Podgorski.
A fábrica do Brasil será a terceira unidade global da Scania a produzir veículos elétricos. Com o investimento de R$
60 milhões, a preparação industrial começa agora e em março de 2025 a planta de São Bernardo do Campo passará a
produzir chassis para ônibus elétricos.
“São poucas adequações na linha, basicamente mudanças na pré-montagem, que envolvem o sistema de resfriamento e de
alta tensão, e da pré-montagem da estrutura que vai sustentar as baterias no lugar do motor”, diz a engenheira de
processos industriais Isabelle Diniz, responsável pelo Projeto.
Os clientes poderão conferir o novo ônibus na Lat.Bus, onde a Scania oferecerá condições especiais de lançamento.
Além disso, o Scania Banco disponibilizará financiamento via funding verde com taxa de juros de 0,79%. Nucci destaca
ainda que a linha a diesel continuará disponível, complementando a oferta de soluções de mobilidade da marca.
Vale lembrar que a parceria da Scania com Eletra, Caio (carroceria) e Weg (motor e bateria) para outro produto
elétrico, firmada em 2022, segue firme. “Neste formato de negócio, a Scania fornece apenas o chassi. São veículos
completamente diferentes”, explica Nucci.
O novo K 230E B4x2LB em detalhes
Com autonomia de 250 a 300 km, o K 230E B4x2LB é ideal para uso urbano e comporta carrocerias de 12 a 14 metros, com
capacidade média para 80 passageiros. Equipado com motor elétrico de 230 kW (equivalente a 310 cavalos) e câmbio de
duas marchas, o ônibus oferece um desempenho potente e silencioso. O carregador de 130 kW permite uma recarga de 150
a 170 minutos.
O motor elétrico Scania, com bateria desenvolvida em parceria com a Northvolt, destaca-se pela eficiência e baixa
manutenção. As baterias NMC (lítio-níquel-manganês-cobalto) oferecem maior densidade de carga, reduzindo o peso
total do veículo e aumentando a capacidade de passageiros.
As opções de configuração das baterias permitem flexibilidade para os clientes, com pacotes de 104 kW que podem ser
distribuídos entre o teto e a traseira do ônibus. A produção das baterias será realizada na Suécia, fortalecendo a
parceria sustentável entre Scania e Northvolt iniciada em 2017.
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