Do porto ao ponto

Do porto ao ponto
Com a Nova Geração de caminhões Scania, Betel Cargo transporta boa parte dos produtos que chegam ao Porto de Itajaí, em Santa Catarina, aos principais centros de distribuição do Brasil.
[ Texto: Simone Leticia Vieira / Fotos: Arquivo Mevepi ]
Itajaí é uma cidade encantadora. Se por um lado é banhada pelo Oceano Atlântico e abriga algumas das mais belas praias do Sul do Brasil, por outro conversa com a foz do rio Itajaí-Açu, o que permite ao município ser a sede do Porto de Itajaí.
É por ali que entra e sai grande parte das exportações e importações do País. Mercadorias alimentícias, papel, madeira, plásticos, borrachas, equipamentos mecânicos e eletrônicos são alguns dos produtos que circulam pelo Porto de Itajaí e conferem ao complexo o título de principal porto da região e o segundo maior do Brasil em movimentação de contêiners.
Segundo dados da Superintendência do Porto de Itajaí, o último mês de abril foi, inclusive, o melhor do ano de 2019 em movimentação de contêineres, em que se registrou um crescimento de 6% no total de toneladas de cargas movimentadas se comparado com o mesmo período de 2018.
Todo esse volume de carga sai do porto e é levado aos pontos de distribuição nacional por empresas chamadas de embarcadoras. É o caso da Betel Cargo, que desde 1978 atua no mercado de transporte de contêiner em toda a região Sul do Brasil. "A empresa começou com meu pai e em 2002 meus irmãos e eu nos unimos à gestão. Estamos no centro logístico do País e 90% da nossa operação é voltada para o transporte de contêiner. Atendemos toda a região Sul e também transportamos para o Nordeste e para a Amazônia", explica Hélio da Silva Junior, sócio-proprietário da Betel.
Mas não foi só a movimentação do Porto de Itajaí que cresceu. A frota da Betel, que é 100% Scania, também foi ampliada: 12 caminhões da Nova Geração – 10 modelos R 450 e dois S 450 – foram adquiridos pela empresa, que tem sede na cidade portuária.
"Já entregamos quatro caminhões desse total, dois deles foram as cabines S. As entregas seguem acontecendo até setembro. Estamos orgulhosos, pois a Betel é número um duas vezes: primeiro NTG e primeira cabine S entregues pelo Grupo Mevepi", comenta Tiago Oliveira, Gerente de Vendas da Mevepi.
Os novos caminhões chegaram para reforçar o trabalho e complementar a frota, que reúne um total de 28 veículos. Com apenas três meses de estrada, os resultados já apontam mais de 10% de redução no consumo de combustível.
"Estamos gostando muito, os novos veículos têm demonstrado quase 12% de economia. Mais de 10% de redução no consumo de combustível já posso afirmar que temos contabilizado. Mas a nossa expectativa, depois de treinar todos os motoristas para atuar com tanta tecnologia embarcada, é chegar aos 12% ou ultrapassar", pontua o proprietário da Betel.

[ Em números ]

Mais de 10%

É o resultado da Betel em redução no consumo de combustível com três meses de uso dos caminhões da Nova Geração Scania.

Os números são promissores. O desempenho e a tecnologia do caminhão também. Isso sem falar na experiência ao volante. "A sensação de dirigir um caminhão desses da Nova Geração é melhor do que dirigir carro de luxo. É uma metamorfose do transporte", compara Hélio.
Agora, além dos bons resultados, a Betel tem mantido o foco no treinamento da sua equipe de 30 motoristas, que se revezam para dirigir as novas máquinas dos sonhos. "Os motoristas estavam mais ansiosos para saber quem ia dirigir primeiro os novos modelos do que com a chegada dos caminhões em si. Agora, por meio do Driver Coaching da Scania, vamos treinar os nossos condutores para que eles possam conseguir usar 100% de toda a tecnologia que o veículo traz. E, com isso, sabemos que teremos resultados ainda melhores", conclui o proprietário.
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